sábado, 29 de novembro de 2008

DEUS ESTÁ PROTEGENDO O BRASIL CONTRA A CRISE MUNDIAL...

Economia Internacional
OCDE: Brasil é o melhor preparado para crise na América Latina
reportagem: Lúcia JardimDireto de Paris
O Brasil é o país latino-americano mais preparado para enfrentar a crise mundial. Na opinião do coordenador do Centro de Desenvolvimento da América Latina da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômino (OCDE), Jeff Dayton Johnson, o crescimento do mercado interno e da quantidade das reservas em dólar do País nos últimos anos são as principais razões para este cenário.
» Crescimento do Brasil vai para 3%, diz OCDE » Países ricos perderão 8 milhões de empregos » Entenda a crise do crédito » Opine sobre o assunto
O especialista diz ainda que o Brasil pode não escapar dos efeitos da recessão mundial, mas tem condições de retardar a chegada deste processo ao País e sair mais cedo dele, comparado a outras nações.
Não tenho dúvidas que Deus está protegendo o Brasil contra esta crise financeira avassaladora. Esta intervenção divina vai favorecer grandemente o fortalecimento da credibilidade do Brasil no resto do mundo, onde os brasileiros aproveitarão para executar uma grande obra de avivamento espiritual missionário nos países onde o Evangelho de Jesus Cristo ainda não chegou.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

DOUTRINA – AULA DOIS: A VERACIDADE DA BÍBLIA

Professor: Pastor Almir Borges de Lima
Finalidade: Dar a conhecer o aluno algumas das características principais, que demonstram que a Bíblia é o livro revelador e inspirador de Deus.
Texto de Ouro: Hebreus 6:1-2; 2 Timóteo 3:16; 1 Coríntios 2:10-13.
Introdução:
A Bíblia é única; é a Palavra escrita de Deus. Provém da palavra grega BIBLION, que traduzida é: “coleção de livros breves”. A Bíblia é conhecida como “o livro dos livros”, é o mais importante que já existiu, existe e existirá em toda a história da humanidade.
Desenvolvimento da Aula:
As principais características da Bíblia são:
1. É UM LIVRO REVELADO:
A Bíblia contém uma mensagem que procede diretamente de Deus. É um ato da soberana vontade de Deus. Deus descortinou o desconhecido, para revelar ao homem as verdades espirituais com respeito a Ele e seu Plano de Salvação (Mateus 16:15-17).
2. É UM LIVRO INSPIRADO:
Inspirado significa “Cheio do Fôlego de Deus”. Deus soprou Seu Espírito sobre os seus servos escolhidos, para registrarem por escrito a verdade divina, sem possibilidade de erro (2 Pedro 1:20,21; 2 Timóteo 3:16).
Deus, contudo, respeitou as características culturais, temporais e pessoais de cada escritor, visto que Deus trabalha em conjunto com o homem.
3. É UM LIVRO ILUMINADOR:
Iluminar significa “lançar luz sobre...”. A Bíblia ilumina o entendimento do homem e mediante a influência do Espírito Santo, o homem fica capacitado para compreender as verdades reveladas por Deus.
Neste processo, a Palavra de Deus se torna compreensível e fácil de aplicar na vida de cada crente (Salmos 119:130; Lucas 24:45; Efésios 1:18;
4. TEM UMA UNIDADE SURPREENDENTE:
A Bíblia contem 66 livros, foi escrita por quarenta pessoas diferentes, durante um período de mil e seiscentos anos, que apesar de não viverem na mesma época, de terem diferentes níveis sociais, coincidiram, entretanto, no tema central da Bíblia: A pessoa de Jesus Cristo. Isso nos ensina que apesar de diferentes escritores, há um só autor: O Espírito Santo.
5. FOI PRESERVADA NO TEMPO:
Embora o diabo e os homens terem tentado eliminar a Palavra escrita de Deus, todavia, Deus conservou a Bíblia intacta, porque Deus assim prometeu (Isaías 40:8). É o livro com o maior número de manuscritos originais que o respaldam (Mateus 24:35).
Houve um filósofo iluminista francês “Voltaire”, o qual viveu no século XVII, que tentou eliminar todas as Bíblias da cidade de Paris-França, mas no seu leito de morte declarou: "Eu, o que escreve, declaro que havendo sofrido um vômito de sangue faz quatro dias, na idade de oitenta e quatro anos e não havendo podido ir à igreja, o pároco de São Suplício quis de bom grado me enviar a M. Gautier, sacerdote. Eu me confessei com ele, se Deus me perdoava, morro na santa religião católica em que nasci esperando a misericórdia divina que se dignará a perdoar todas minhas faltas, e que se tenho escandalizado a Igreja, peço perdão a Deus e a ela. Assinado: Voltaire, 2 de março de 1778 na casa do marqués de Villete, na presença do senhor abade Mignot, meu sobrinho e do senhor marqués de Villevielle. Meu amigo." Na sua casa funciona atualmente a Sede da Sociedade Bíblica da França.
6. ÚNICA NO CUMPRIMENTO DE SUAS PROFECIAS:
As profecias registradas na Bíblia foram fielmente cumpridas e são um sinal da natureza sobrenatural da Palavra, já que nela Deus vê o futuro que o homem não pode ver.
O Antigo Testamento consta aproximadamente 2000 profecias específicas e detalhadas que foram se cumprindo (Isaias 55:11).
Algus exemplos de profecias cumpridas: Isaías 7:14 (760 anos a.C), cumpres-se em Mateus 1:18; Salmos 22:18 (1.000 anos a.C), cumpres-se em marcos 15:24.
A Bíblia já apresentava grandes descobertas: A terra redonda (Isaiais 40:22); no centro da terra há fogo (Jó 28:5); a terra está suspença no espaço (Jó 26:7); o invento do automóvel (Naum 2:3-4).
CONCLUSÃO:
Nós não devemos lê a Bíblia de qualquer forma. A Bíblia deve ser lida, estudada e aplicada em todo o nosso viver, porque é a luz para o nosso caminho e a bússola que nos guia até Deus.
APLICAÇÃO DO TEMA:
A Palavra de Deus deve ser lida, ouvida, ensinada, pregada, estudada, praticada por todos os que pretendem levar uma vida de comunhão com Deus, e de vitórias.
A Bíblia deve ser confessada, porque ela se torna real a cada instante em nossas vidas.
Passará os céus e a terra, mas a Palavra de Deus não passará.
INFORME FINAL:
Acompanhe este blog porque trará o resumo das próximas lições da ESCOLA MINISTERIAL.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SEMINÁRIO – AULA UM: A FÉ QUE CONDUZ À CONQUISTA:

SEMINÁRIO – AULA UM: A FÉ QUE CONDUZ À CONQUISTA:
Professora: Pastora Sílvia da Silva Borges
Finalidade:
Guiar o aluno a conhecer e desenvolver as características da fé que conduz à conquista
Texto de Ouro: Carta aos Hebreus 11.
Desenvolvimento da Aula:
Introdução:
No capítulo 11 de Hebreus o escritor inspirado relata vários episódios de homens e mulheres de Deus que ousaram acreditar no Poder de Deus e conquistaram grandes vitórias que estavam além de suas limitações. O ponto comum entre eles era acreditar e obedecer a Palavra de Deus. Mediante a fé conquistaram reinos, alcançaram promessas, tiraram forças da debilidade, fizeram-se fortes em batalhas, quebrantaram a adversidade e permitiram que Deus operasse no sobrenatural.
Características:
1. A FÉ PROCEDE DA PALAVRA DE DEUS:
Na Carta de Paulo aos Romanos está escrito “Logo a fé é pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17)”. A pessoa que entra em contato com a Palavra de Deus desperta a sua fé, gerando a obediência. O patriarca Abraão ouviu a voz de Deus, que lhe prometeu um filho (ele estava com 75 anos de idade e sua esposa Sara era estéril). Abraão “em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse o pai de muitas nações, conforme o que fora dito por Deus: Assim será a tua descendência (Romanos 4:18)”.
No Estudo da Palavra de Deus podemos ouvir o Senhor falando ao nosso coração, onde passamos a experimentar a fé.
O líder deve está em permanente contato com a Palavra de Deus para que a fé lhe produza sonhos que o dirija para a conquista.
2. A FÉ PERMITE VISUALIZAR A CONQUISTA:
A fé do cristão deve ser tão intensa que lhe permita visualizar claramente os seus sonhos.
Deus impulsionou Abraão a olhar as estrelas do céu e a areia da praia, estabelecendo um modelo natural a seguir. (Gêneses 15:5-7).
A mulher que padecia há 14 anos com fluxo de sangue ouviu que Jesus entraria na cidade, então, sua fé foi ativada, e se conectou com o mundo espiritual de Deus, onde pôde visualizar o seu milagre (marcos 5:25-29). Deixou de olhar as circunstâncias e visualizou-se completamente curada, ao tocar o manto de Jesus.
Tudo aquilo que o líder conseguir ver nitidamente com os olhos da fé, se converterá em uma grande realidade em sua vida.
3. A FÉ DESENVOLVE-SE POR MEIO DA CONFISSÃO:
O Salmista declarou: “Cri, por isso falei! (Salmos 116:10)”, e o Apóstolo Paulo ratificou esta mesma declaração (2 Coríntios 4:13). A confissão é a forma natural para expressar a fé. A fé deve ser sentida e declarada.
Abraão certamente confessava as promessas de Deus, fortalecendo-se na fé, dando glória a Deus, porque estava plenamente convencido de que Deus era poderoso para cumprir tudo o que havia prometido (Romanos 4:20-21).
A mulher do fluxo de sangue confessou: “Se tão somente tocar-lhe as vestes, ficarei curado (Marcos 5:28)”.
Depois de receber a fé pela Palavra de Deus e se estabelecerem as imagens claras na mente e no coração, deve-se falar com tanta segurança, como se já as obtivessem.
As palavras confessadas têm o poder de traçar o caminho, seja para a vida seja para a morte.
4. A FÉ DEMANDA ATUAR COM OUSADIA:
A fé deve ser acompanhada de obediência à Palavra de Deus (Tiago 2:21-23). Nossa caminhada de fé nos faz subir a patamares ainda mais elevados, exigindo atitudes cada vez mais ousadas. Abraão subiu o monte Moriá para oferecer em sacrifício o filho da promessa, mas Deus vendo-lhe a fé, mandou o anjo para impedi-lo.
As ações da pessoa devem corresponder a sua fé. A mulher do fluxo de sangue teve que romper as multidões que comprimiam a Jesus de todos os lados, e ao tocar nas vestes do Mestre, veio a ser imediatamente curada (Marcos 5:27-29).
A fé que conduz à conquista é um processo que inclui o ouvir e receber a Palavra de Deus, crer nela, entrar na linguagem das visões e dos sonhos, fazer confissões de fé, esperar em Deus, e atuar ousadamente, com perseverança, até ver os resultados esperados tornassem reais.
APLICAÇÃO DO TEMA:
Os alunos da Escola Ministerial são desafiados a cultivar as características da fé que conduz à conquista.
INFORME FINAL:
Recomendamos aos alunos da Escola Ministerial a leitura dos seguintes livros: SONHA E GANHARÁS O MUNDO, de César Castellanos; e A CAMINHADA DA FÉ, de Edney Moçambite.
Aguarde o próximo comentário neste blog: DOUTRINA - AULA DOIS: A VERACIDADE DA BÍBLIA.

sábado, 15 de novembro de 2008

RESUMOS DAS LIÇÕES DA ESCOLA MINISTERIAL

No mês de novembro de 2008 iniciou a ESCOLA MINISTERIAL da IGREJA CENTRAL DE AVIVAMENTO PLENO para os discípulos que concluíram a ESCOLA DE LÍDERES.
As LIÇÕES DOUTRINÁRIAS são ministradas pelo Pastor Almir Borges de Lima e os SEMINÁRIOS monitorados pela Pastora Sílvia da Silva Borges.
Temos a maior honra de publicar aos acompanhantes deste blog os RESUMOS das LIÇÕES DOUTRINÁRIAS e dos SEMINÁRIOS.

DOUTRINA – AULA 1: APROFUNDANDO-SE NO CAMINHO DE DEUS
Finalidade: Guiar o aluno a reconhecer a importância de aprofundar-se no conhecimento do caminho de Deus.
Texto de Ouro: Atos dos Apóstolos 18:24-28.
Desenvolvimento da Aula:
1. QUEM ERA APOLO?
Apolo era um judeu poderoso nas Escrituras (Atos 18:24). Nascido na Alexandria (Egito), a segunda maior cidade do Império Romano. Nesta cidade havia uma universidade e uma biblioteca considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. Em Alexandria foi concluída a tradução do Antigo Testamento na língua grega (Septuaginta), pois até então a Bíblia era escrita apenas na língua hebraica falada pelos judeus.
Apolo foi instruído no caminho do Senhor com base no que havia aprendido, e o que sabia ensinava fervorosamente aos outros, com grande eloqüência e persuasão.
Apolo, contudo, não havia se aprofundado na doutrina do Novo Testamento, pois conhecia até o batismo de João, ou seja, conhecia apenas a preparação do Caminho (Mt. 3:3), mas não conhecia o CAMINHO em si, ou seja, não conhecia a JESUS, porque JESUS é o CAMINHO (João 14:6).
Apolo é o tipo de crente que apresenta conhecimento limitado da Palavra de Deus, o qual não havia se aprofundado nas doutrinas bíblicas e em experiências com Deus.
2. QUEM ERAM ÁQUILA E PRISCILA?
Áquila e Priscila era um casal de judeus, provenientes de Roma, que foram expulsos pelo Imperador Romano Cláudio, por serem cristãos, que tinham como ofício a fabricação de tendas (Atos 18:1-3).
Áquila e Priscila, ao contrário de Apolo, possuíam um maior conhecimento do caminho do Senhor, pois tinham sido instruídos pelo Apóstolo Paulo.
Este casal representa o nosso mestre da Escola Ministerial, que nos ensinarão as profundidades da Palavra de Deus.
3. COMO ÁQUILA E PRISCILA AJUDARAM APOLO?
ÁQUILA E PRISCILA chamaram APOLO à parte e o corrigiram. Ajudaram-no a aperfeiçoar seu conhecimento da Palavra de Deus e motivaram-no a seguir adiante e lhe deram respaldo.
A ESCOLA MINISTERIAL tem a finalidade de ajudar o discípulo a amadurecer no conhecimento da palavra de Deus, para ensinar a outros o Caminho da salvação, com base em um conhecimento mais aprofundado.
4. QUE RESULTADO ÁQUILA E PRISCILA OBTIVERAM EM RELAÇÃO A APOLO?
APOLO ficou melhor capacitado para anunciar a Palavra de Deus. APOLO viajou da Cidade de Éfeso a Corinto (Região da Acaia) onde foi de grande proveito para os irmãos, que ouviram os ensinos do Caminho, tendo total segurança para demonstrar pelas Escrituras que JESUS era o MESSIAS.
APOLO, juntamente com PAULO e outros irmãos, viajaram por muitas cidades do Império Romano, anunciando a Palavra de Deus, ensinando as Escrituras e fundando comunidades de irmãos em Cristo Jesus.
CONCLUSÃO:
APOLO foi um bom aluno, por isso chegou a ser um bom mestre.
Os homens e mulheres de Deus devem esquadrinhar a Palavra de Deus para ensiná-las com excelência, para obter resultados satisfatórios.
APLICAÇÃO DO TEMA:
Os discípulos devem se esforçar para se aprofundar na Palavra de Deus, para que haja amadurecimento espiritual, a fim de ensinar a outros.
Recomenda-se memorizar Hebreus 6:1-2.
INFORME FINAL:
Acompanhe este blog porque trará o resumo das próximas lições da ESCOLA MINISTERIAL.

Comentários do livro “SONHA E GANHARÁS O MUNDO”

O livro SONHA E GANHARÁS O MUNDO é de autoria de CÉSAR CASTELLANOS, pastor de uma das maiores igreja do mundo – Missão Carismática Internacional.
O Capítulo 6 da obra tem o tema “VISLUMBRANDO O FUTURO”, no qual sintetizaremos o seu conteúdo.
O escritor inicia este capítulo registrando o fato de que está vivendo tempos de glória, todavia, revela que Deus tem lhe concedido visões de um futuro de grandes realizações.
Continua o autor do livro declarando que o cristão deve sonhar, vê o futuro, e que o princípio espiritual do sonho é desenvolver a fé, abrigar a esperança e vê as coisas que não são como já fossem. Acrescenta ainda que devemos semear, porque os frutos virão ao seu tempo.
O escritor declara que devemos ter sonhos sólidos. Ele fortalece a nossa fé narrando vários episódios milagrosos que aconteceram em seu ministério. Ele também nos desafia a transcender os limites das circunstancias do presente para focalizar as vitórias futuras, que sairão das mãos de Deus.
CÉSAR CASTELLANOS ensina que devemos estabelecer metas bem definidas. A maioria das pessoas que foram entrevistadas em um programa de televisão afirmou que estavam conformados com a vida e não possuíam planos para o futuro, e concluiu o autor do livro que as pessoas não manifestam o desejo de se projetar, ou seja, não conduzem suas vidas, deixam a vida lhes conduzir. Diante desta realidade CÉSAR CASTELLANOS nos incentiva a estarmos atentos a voz de Deus para podermos ser participantes do avivamento que virá. E finaliza este parágrafo informando que todo crente deve ser um sonhador, um visionário, e submeter os seus planos nas mãos de Deus.
O autor relata que apenas o crente obediente e sensível recebe as visões, revelações e sonhos de Deus. A obediência é representada pela humilhação a Deus. Abraão ouviu a Deus, teve fé e obedeceu. O crente não pode se dá por vencido. Deve sonhar diariamente com os cumprimentos da promessa de Deus.
CASTELLANOS informa que a Bíblia é um relatório de sonhos e sonhadores. As metas para conquistar os sonhos são: a fé, a esperança e o amor. Ele nos incentiva a ter fé e avivar a esperança. Declara ainda que as circunstâncias adversas virão para esmagar os nossos sonhos, mas no final a vitória é certa.
O escritor declara que não devemos deixar que as circunstâncias matem os nossos sonhos, pois como escreve Paulo “Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4:13). Diz ainda neste parágrafo que o sonhador é um transformador de vidas, de nações e continentes.
Ao final do capitulo CÉSAR CASTELLANOS nos motiva a intensificar a obra de Deus, desejar as mudanças, e tomar decisões para que os sonhos aconteçam. Diz ainda que Deus honra os sonhadores e converte os nossos sonhos em realidade.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pastor Ediney Moçambite nos convidou para prefaciar seu LIVRO: O DEUS DA MINHA PROVISÃO...

Prefácio
Ao lê a primeira obra “A CAMINHADA DA FÉ” pude experimentar o avivamento da minha fé, o que me fez confiar ainda mais no poder de EL SHADAY – O Deus Todo Poderoso e por em prática as verdades muito bem ilustradas na obra. Ocorre que o Pastor e amigo chegado EDINEY MOÇAMBITE nos surpreendeu mais uma vez publicando a sua segunda obra “O DEUS DA MINHA PROVISÃO”, apresentando verdades bíblicas impactantes.
O conteúdo da obra “O DEUS DA MINHA PROVISÃO revela com muita propriedade que em tempos de crise financeira mundial podemos crer sem nunca duvidar que Deus em tudo nos suprirá como supriu a Israel, pois “Se ouvires a voz do SENHOR, teu DEUS, virão sobre ti e te alcançarão todas estas benção:... O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda, e só estarás por cima e não por baixo... Dt. 28:2,13)”.
Não esqueço o que o Pastor Almir Borges de Lima proclamou em uma reunião abençoada: “O crente fiel não está em crise, mas em Cristo! Porque quem está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas deste mundo passaram e tudo se fez novo.
Eu mesmo sou testemunha viva da provisão de Deus e que as verdades ensinadas neste livro são fiéis e verdadeiras. Depois de ser taxado de um advogado fracassado, entreguei a minha vida a JESUS na Igreja Central de Avivamento Pleno há aproximadamente 10 anos atrás, e confiei em JEOVÁ GIRÉ - O DEUS DA MINHA PROVISÃO, então Deus eliminou a minha vergonha e me fez prosperar abundantemente, pois assim diz o SENHOR: “Porque EU, o SENHOR, teu DEUS, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo (Is. 41:13)”. Aleuia!
Como Ministro de Deus, profetizo na tua vida, que ao lê a palavra rhema contida neste livro, a fé sobrenatural virá sobre você, para gerar sonhos de conquistas, transferências de recursos e plena prosperidade material e espiritual.
José Otávio Nunes Monteiro
Pastor da Igreja do Avivamento Pleno de Belém
Presidente do Conselho da Comunidade da Região Metropolitana de Belém
Comissário do Acompanhamento Judiciário da Ordem dos Advogados do Brasil
Advogado militante

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PALESTRA: DEUS - O CRIADOR DO SAL.

PALESTRA: DEUS - O CRIADOR DO SAL

DEUS é o criador de todas as coisas. Ele criou o céu e a terra:
Gênesis 1: 1: No princípio criou Deus os céus e a terra.

DEUS também criou o SAL DA TERRA.
O boneco feito por Deus trazia da terra também o Sal. O Sal é parte integrante do corpo humano.

Mas o que é o SAL?
O sal, também conhecido de CLORETO DE SÓDIO, é uma substância química de cor branca, com gosto salgado, podendo ser em pedra, em grão, em pó ou em espuma. O sal é usada para deixar as coisas mais salgadas. Pode ser encontrado em abundância nos oceanos e nos pratos típicos mexicanos.

Uma curiosodade da história:
Na
Roma Antiga, o sal era usado como moeda. As pessoas pagavam as compras com sacos de sal. Mas após inventarem a moeda, o sal caiu em desuso. O nome salário veio desta troca do sal pelos serviços. Assim, quando um funcionário recebia seu salário salgado, ia logo mostrar para a mulher.

Para que DEUS criou o SAL?
DEUS criou o SAL para atender a pelo menos três finalidades:
A primeira: O SAL tem a finalidade de realçar o sabor dos alimentos. Os alimentos sem sabor, como o chuchu e o giló podem ser muito bem degustados se você acrescentar uma pitada de sal. Você já tentou experimentar ovos fritos sem sal? O sabor não é nada agradável.
A segunda: O SAL tem a finalidade de conservar os alimentos. As carnes e os peixes principalmente quando salgados são conservados por dias, até semanas. A carne de charque e o bacalhau são exemplos de alimentos conservados pelo sal.
A terceira: O SAL regula a quantidade de água no organismo. Quando uma pessoa está com desidratação é aconselhável dá a esta pessoa um copo de água com sal e açucar, justamente para que o corpo retenha a água eliminada pelas feses.
A ingestão de sódio abaixo de determinada quantidade, por períodos prolongados, causará alterações no funcionamento normal do organismo.
O organismo precisa do sal para manter o equilíbrio da água. Grande parte do nosso corpo é composto de água e a quantidade desta água é regulada por mecanismos fisiológicos que incluem a sua obtenção, por meio do mecanismo de sede e do comportamento de beber água, e sua excreção, pela eliminação de urina pelo rim.
Este sistema de controle está sendo, continuamente, ajustado com a finalidade de manter as melhores condições de volume de água e de concentração de sódio no meio interno. Além do balanço de água, o sódio é fundamental para a transmissão do impulso nervoso, mantendo a função dos nervos e do cérebro, e influenciando diretamente a contração e o relaxamento dos músculos.

O SAL também apresenta significa espiritual:
A pessoa que se nega a receber o SAL espiritual inevitavelmente se tornará doente.

I) O sal é cristalino ou transparente.
O crente tem que levar uma vida transparente perante o mundo, não ter nada a esconder, ser claro em tudo que ele fizer. O crente tem que ter responsabilidade nos negócios, no trabalho, na família.Nos negócios: temos que pagar nossas contas.No trabalho: ser exemplo para os demais funcionáriosNa Família: Efésios 5:25 - "Maridos, amai a vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela".Efésios 5:24 - " De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido".Efésios 6:1,2 - " Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo"" Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra". O cristão tem que levar uma vida em comunhão com Deus e deixar transparecer o poder do Espírito Santo sua vida.
II) O sal é branco.
Na Bíblia Sagrada o branco é sinônimo de santidade, é sinônimo de vida com Deus.O crente tem que ser Santo, separado.Nós vemos lá no livro de II Reis no capítulo 4 que Eliseu nas suas sucessivas viagens passava em frente da casa da sunamita, pois ela morava em Suném uma pequena cidade próxima ao monte Carmelo , e ela comentava com o seu marido: " Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus ".O crente tem que ser diferente e fazer a diferença neste mundo.Um outro exemplo que podemos tomar é a vida de Carlos Finey, conhecido como o apóstolo dos avivamentos.Nos diz a história que certa vez Finey entrou em uma firma e o poder do Espírito Santo estava sobre a vida dele, e os operários daquela empresa ao vê-lo, sentiam a culpa de seus pecados.Aonde nós estivermos as pessoas tem que saber que você e eu somos diferentes , porque o Espírito Santo de Deus está sobre as nossas vidas.
III) O sal preserva.
O crente preserva a Palavra de Deus em sua vida e procura manter a comunhão uns com os outros.
O crente tem que se preservar do mundo, do pecado , dos costumes impostos pelo mundo, o crente tem que se manter íntegro diante de Deus, não se curvar as situações, as idolatrias que esse mundo oferece.Os meios de comunicação tem sido um dos principais meios que Satanás tem usado para que o crente se contamine com o mundo.Nós vemos no livro do profeta Daniel no capítulo 1 e no versículo 8 que Daniel após ser levado cativo para a Babilônia ele " assentou " ou propôs no seu coração não se contaminar com os manjares do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Sabe porque Daniel não quis comer dos manjares do rei? Porque era costume dos babilônicos de antes de comer qualquer tipo de alimento , esses alimentos eram oferecidos aos deuses da Babilônia, e é por isso que Daniel se preservou daqueles alimentos.Meus irmãos, irmãs, jovens, adolescentes, crianças e obreiros, vamos nos preservar do pecado, da idolatria e fazermos a vontade de Deus.
IV) O sal da gosto.
O sal da gosto aos alimentos, um sabor agradável. Nós vemos hoje em dia muitas pessoas sem razão de viver, já perdeu o gosto pela vida estão desesperadas, já tentando achar a solução para as suas vidas, mas não conseguiram achar.Nós que somos o sal da terra temos a missão de dar sabor a essas vidas sermos agradáveis , lá no livro de Colossensses no capítulo 4 no versículo 6 - " A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibas como convém responder a cada um".

V) O sal é um símbolo de compromisso.
Os orientais tem por costume ratificar (validar aquilo que foi dito) as suas promessas por meio de presentes de sal.As ofertas oferecidas ao Senhor tinham que ser salgada com sal simbolizando o compromisso de Deus e o Seu povo.Como estão os nossos compromissos perante o nosso Deus? Será que o que Deus tem colocado em nossas mãos estamos fazendo com amor e com dedicação? Ou estamos fazendo de qualquer maneira? Será que estamos nos dedicando ao máximo, dando o melhor de nós ?VI) O sal insípido.Há muitos crentes que já não tem mais sabor perdeu o gosto pela vida, está sem ânimo, nunca se viu como nos dias de hoje um desânimo tão grande para realizar a obra de Deus, e por algum motivo ou outro caiu em descrédito perante a sociedade e não tem forças para se reerguer. Você quer voltar ao primeiro amor mais não consegue.Mas lá no livro de Isaías no cap.40 no versículo 30 e 31 nos diz: Os jovens se cansarão e se fadigarão, e os jovens certamente cairão.Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fadigarão.Isaías 41:10 - Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou o teu Deus; eu te esforço e te ajudo, e te sustento com a destra da minha mão.