quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

PALESTRA: EM QUE MULTIDÃO VOCÊ ESTÁ?

PALESTRA: EM QUE MULTIDÃO VOCÊ ESTÁ?
Texto: Lucas 7.11-17. Jesus ressuscita o filho da viúva de Naim.
INTRODUÇÃO
Falo aos crentes da Igreja. Se você já começou a preparar sua lista de planos para o próximo ano. Não esqueça de reservar um espaço para:
ü Tempo de Leitura bíblica e oração;
ü Matrícula na Escola de Líderes nos domingos pela manhã;
ü Freqüência assídua nas reuniões de célula;
ü Convidar os parentes e amigos para as reuniões de célula e os eventos da Igreja;
ü Investir seus recursos materiais no crescimento da obra de Deus;
Quem concorda diga Amem!
Eu conheço um homem de muitas posses, que me declarou que semanalmente se desloca até o Hospital de Custódia Psiquiátrica de Americano para ganhar aquelas vidas para Jesus.
Não digo que você deve fazer o mesmo. Mas faça aquilo que Deus colocar no teu coração para fazer. Se for para abrir uma célula, então abra. Se for para convidar as pessoas para as reuniões de célula então convide.
Deus não quer ver ninguém parado.
A mente parada é oficina do diabo.
Vamos trabalhar mais para Jesus.
DESENVOLVIMENTO:
· Neste relato bíblico podemos identificar os seguintes personagens: 1. JESUS; 2. UM MULTIDÃO QUE O ACOMPANHAVA; 3. UMA VIÚVA DA CIDADE DE NAIM; 4. SEU FILHO MORTO; e 5. UMA OUTRA MULTIDÃO FAZENDO O CORTEJO FÚNEBRE.
· JESUS, estava caminhava em direção a entrada da Cidade de Naim.
· A multidão que acompanhava JESUS era constituída de pessoas que JESUS já havia curado, libertado, salvado, alimentado. Esta multidão estava em festa. Glorificavam o nome de DEUS pelos milagres realizados por JESUS. Nesta multidão não havia motivo de tristeza, porque JESUS estava com eles. JESUS é a vida que traz vida a multidão.
· JESUS e esta multidão se deparam na entrada da Cidade de Naim. Na porta da Cidade. Com a viúva, seu filho morto, e uma outra multidão de pessoas.
· A VIÚVA estava pranteando a morte de seu único filho. Ela era uma mulher muito conhecida na cidade. Talvez uma autoridade. Porque havia uma multidão de pessoas que estavam presentes na marcha fúnebre. A VIÚVA já havia perdido o seu marido. Contava apenas com seu único filho. Um rapaz com um futuro promissor. A VIÚVA acreditava que este seu filho seria o seu amparo na velhice. Não teria que esmolar para viver, porque seu filho a sustentaria. A morte do filho ceifou o sonho da viúva. Foi um golpe terrível. A morte aumentou a solidão. O sofrimento. A dor. Ela ficou no fundo do poço.
· O RAPAZ FALECIDO estava no caixão carregado. Aquele era o único filho da viúva. Seu pai havia morrido. Era um rapaz que tinha grande amor por sua mãe, porque sua mãe chorava muito por ele. Possuía um futuro promissor. Já desfrutava do respeito dos moradores daquela Cidade. Mas a morte ceifou sua carreira. Chegou muito cedo.
· Atrás da VIÚVA e do RAPAZ vinha uma grande multidão. Eram os habitantes da Cidade de Naim. Eles amavam aquela viúva e o rapaz. Sabiam que o rapaz seria o amparo da viúva. A multidão estava triste. Aflita. Desolada. Choravam com a viúva. Lamentavam a morte do rapaz. Aquela multidão seguia o corpo morto. Aquela multidão estava nas trevas. Na escuridão. Frustrada. Decepcionada. Se depararam com a realidade da morte. A morte para os descrentes traz terror. Traz medo. Traz pânico. Gera o desânimo. A incerteza. O desespero.
· A que multidão você pertence: A primeira? Ou a Segunda? A que seguia a Jesus? Ou a que seguia o morto? A que estava saltando de alegria? Ou que se achava chorando em prantos? A que estava na luz? Ou a que estava nas trevas?
· O profeta da bíblia já falava “Eis que diante de ti Deus te propõe 2 (dois) caminhos, o da morte e o da vida, segue pois o caminho da vida...”
· Relata o texto bíblico que JESUS se aproximou da porta da Cidade, levantando os olhos, viu o cortejo fúnebre. Fitou seus olhos nos olhos da viúva e disse: “NÃO CHORES”.
· JESUS não se dirigiu a multidão. JESUS fitou os olhos da viúva. JESUS trata individualmente cada pessoa. JESUS trata diretamente com você. Ele olha os teus olhos. Ele fala contigo. Ele te fala: “NÃO CHORES”.
· JESUS sem nunca ter visto pessoalmente a viúva conhecia toda a sua história. Sabia com quem ela havia casado. Sabia que ela era uma pessoa de bem. Que seu filho era o seu único investimento. Era tudo o que lhe restara. JESUS sabia também que seu coração estava cortado. Dilacerado. Estava no fundo do poço. Que sentia os piores sentimentos. Tristeza. Dor. Solidão. Desespero.
· JESUS CONHCE A TUA VIDA COMO NINGUÉM CONHECE. JESUS SABE O QUE VOCÊ ESTÁ PASSANDO. OS PROBLEMAS QUE TE AFLIGEM. A TUA DOR. A TUA SOLIDÃO. MAS ELE ESTÁ ESPERANDO QUE VOCÊ ABRA O SEU CORAÇÃO PARA ELE ENTRAR.
· Diz o relato que JESUS se moveu de íntima compaixão pela viúva. O SENHOR não agüenta vê uma pessoa feita a imagem e semelhança de DEUS em sofrimento. JESUS só oferece ajuda para aquele que abre o seu coração. JESUS diz “EU ESTOU A PORTA E BATO... QUEM ABRIR A PORTA... EU ENTRAREI EM SEU CORAÇÃO... CEIAREI COM ELE... E ELE COMIGO...”.
· A VIÚVA abriu seu coração para JESUS... parou de chorar... Ela ouviu a voz meiga do SENHOR... que lhe falou NÃO CHORA... JESUS te fala NÃO CHORA... não importa o que você está passando... JESUS olha em seus olhos e diz NÃO CHORAS.
· Todo o sentimento infernal que a VIÚVA nutria foi removido imediatamente por JESUS... sua alma foi sarada... a solidão desapareceu... a tristeza foi embora... a dor sumiu... ela viu que aquele homem que lhe falava NÃO CHORA era diferente... Ele falava como ninguém havia lhe falado... Ele falava como alguém que tem uma solução... uma resposta... o povo já havia tentado consolar... mas não deu certo... todavia a voz de JESUS arrebatou a alma daquela mulher... transportou a viúva da sombra da morte... do vale da escuridão... para o paraíso... para um local de paz e alegria... Ela creu que JESUS traria a solução... os profetas costumavam dizer “DEUS É O TEU MARIDO”... se referindo aquele que protege... que sustenta... que ampara...
· O primeiro milagre aconteceu... a MULHER FOI CURADA DE SEUS TRAUMAS DA ALMA.. ela deixou de temer... deixou de sentir solidão... deixou de ser infeliz... JESUS veio curar o doente... libertar o cativo... trazer luz na escuridão... Deixa nesta noite JESUS TE CURAR DOS TRAUMAS QUE TE AFLINGE.
· Mas não parou por ai... JESUS estendeu a mão... tocou no esquife... e o cortejo parou... JESUS abriu novamente a sua boca e falou “JOVEM SE LEVANTE”... Diz os pregadores que Abraão falou ao espírito do rapaz que se achava na região dos mortos assim “Rapaz o Senhor está te chamando... volta...”, o rapaz: o que? Abraaão: “é isso o que eu disse... volta”. O RAPAZ ouviu o voz de JESUS e se sentou... JESUS passou a conversar com o rapaz... e entregou a sua mãe...
· O segundo milagre aconteceu... JESUS ressuscitou o rapaz... o espírito voltou para o rapaz... Jesus disse a Marta e a Maria: “Eu sou a ressurreição e a vida... ainda que esteja morto... eu ressuscito”. Foi Jesus que soprou nas narinas de Adão e o fez alma vivente... Foi Jesus que deu a vida a Lázaro... Foi Jesus que ressuscitou a filha de Jairo...
· Jesus é a vida... quem crê em Jesus jamais morrerá... quem bebê da água que Jesus lhe conceder jorrará para a vida eterna... pois quem crê no SENHOR será salvo...
· A multidão que estava com JESUS saltou de júbilo... e a multidão que estava em marcha fúnebre... também passou a glorificar a DEUS... a tristeza do povo foi embora... a dor da multidão desapareceu...
· Depois disso a multidão que seguia a viúva e o rapaz se misturaram a multidão que seguiam a JESUS e se tornaram uma única multidão... porque a luz prevalece sobre as trevas... a vida prevalece sobre a morte... a alegria prevalece sobre a tristeza... todos eles passaram a fazer uma grande festa de adoração a Deus... eles ficaram ali parados na porta da Cidade por várias horas... quem queria entrar não podia... quem queria sair não podia... eles ficaram ali obstruindo a passagem... ninguém poderia entrar ou sair da Cidade sem ser contagiado pela alegria...
· Meu amado... Jesus te coloca na porta da cidade... para você dizer as pessoas NÃO CHORA... Jesus te coloca na porta da Cidade para você trazer vida para as pessoas... Jesus te coloca na porta da Cidade para você contagiar as pessoas de alegria...
· A que multidão você pertence? A que multidão você pretende pertencer? A multidão de Jesus? Ou a do diabo? A multidão da alegria? Ou da tristeza? A multidão da paz? Ou da guerra? Da fé? Ou da incredulidade? Da vida? Ou da morte?
· Faça parte da multidão de Jesus. Você receberá a alegria, a paz, a fé, o amor, a esperança, e a vida eterna.
Ministração
Jesus te traz alegria. Jesus trata com você. Olha nos teus olhos e diz não chora. Jesus te conforta. Jesus te traz solução. Jesus ressuscita os teus sonhos. Jesus de dá alegria. Te dá paz. Te dá fé. Jesus te dá vida. Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
1. Você que está passando por algum problema na vida, que não consegue resolver, venha aqui na frente.
2. Você que está doente ou tem alguém na família que está doente, venha aqui na frente.
3. Eu quero perguntar se existe alguém que deseja aceitar a JESUS como salvador, venha aqui na frente.
4. Eu quero perguntar se existe alguém que deseja se reconciliar com JESUS, venha aqui na frente.

Um comentário:

Misrai Atanasio disse...

Olá pastor, a Paz!
Bom estou passando pra avisá-lo que o meu blog está indicando o seu pra receber 02 selos especiais...Estão no meu blog!

Deus o Abençõe!