sábado, 4 de outubro de 2008

Bíblia no cárcere.


Projeto Bíblia no Cárcere
O que é

Bíblia no Cárcere é um projeto fruto de uma parceria entre a Escola de Pastores, o Presbitério de Niterói (PNTR) e a Fundação Grão de Mostarda que tem por objetivo proporcionar aos cristãos que estão encarcerados um aprofundamento e uma capacitação no estudo das Escrituras e das doutrinas cristãs.

No período de 1 ano, 30 presidiários cristãos de uma unidade prisional fazem um curso que compreende 4 disciplinas básicas que visam proporcionar um conhecimento bíblico, doutrinário e ferramental: Introdução à Teologia, Panorama do Novo Testamento, Panorama do Antigo Testamento e Métodos de Estudo Bíblico.

O curso é ministrado na própria unidade prisional, com professores da Escola. Os alunos recebem o material didático, certificado e um livro como prêmio pela conclusão do curso.

Como surgiu

Desde 2002 o Seminário Teológico Escola de Pastores recebia cartas de muitos presos que se convertiam, mas que ansiavam por um curso que pudesse lhes proporcionar um melhor conhecimento e entendimento das Escrituras. Atender a esta demanda tornou-se um sonho e sua viabilização um objetivo.
No final de 2006, o seminário entrou em contato com o Rev. Edmilson Rodrigues, ex-aluno da Escola, pastor da Igreja Presbiteriana Filadélfia e que tem no ministério com os encarcerados sua principal ocupação. Através dele, todas as informações necessárias à viabilização foram obtidas e a idéia foi apresentada à Fundação Grão de Mostarda e ao PNTR, que aprovaram com entusiasmo a mesma e permitiram com seu apoio a sua realização.
Assim, em março de 2007 começou o primeiro ano do projeto, cujos resultados estão além das expectativas iniciais. O projeto foi extremamente bem recebido pelos alunos, cujos comentários eram unânimes no sentido de que esta iniciativa havia sido resposta de Deus às necessidades e orações deles.
Além disso, alunos do curso que ganharam a sua liberdade, procuraram a Escola para compartilhar de sua gratidão e da importância do Projeto na vida deles.

Bíblia no Cárcere em 2007

Aconteceu entre 05/03/2007 e 12/12/2007, no Presídio Edgar Costa em Niterói. Contou com 62 inscritos, sendo que desses 43 alunos concluíram todo ou parte do curso.

Bíblia no Cárcere em 2008

Desde julho, o segundo ano do Projeto está sendo realizado no Presídio Ferreira Neto em Niterói.

Nenhum comentário: