sexta-feira, 21 de novembro de 2008

DOUTRINA – AULA DOIS: A VERACIDADE DA BÍBLIA

Professor: Pastor Almir Borges de Lima
Finalidade: Dar a conhecer o aluno algumas das características principais, que demonstram que a Bíblia é o livro revelador e inspirador de Deus.
Texto de Ouro: Hebreus 6:1-2; 2 Timóteo 3:16; 1 Coríntios 2:10-13.
Introdução:
A Bíblia é única; é a Palavra escrita de Deus. Provém da palavra grega BIBLION, que traduzida é: “coleção de livros breves”. A Bíblia é conhecida como “o livro dos livros”, é o mais importante que já existiu, existe e existirá em toda a história da humanidade.
Desenvolvimento da Aula:
As principais características da Bíblia são:
1. É UM LIVRO REVELADO:
A Bíblia contém uma mensagem que procede diretamente de Deus. É um ato da soberana vontade de Deus. Deus descortinou o desconhecido, para revelar ao homem as verdades espirituais com respeito a Ele e seu Plano de Salvação (Mateus 16:15-17).
2. É UM LIVRO INSPIRADO:
Inspirado significa “Cheio do Fôlego de Deus”. Deus soprou Seu Espírito sobre os seus servos escolhidos, para registrarem por escrito a verdade divina, sem possibilidade de erro (2 Pedro 1:20,21; 2 Timóteo 3:16).
Deus, contudo, respeitou as características culturais, temporais e pessoais de cada escritor, visto que Deus trabalha em conjunto com o homem.
3. É UM LIVRO ILUMINADOR:
Iluminar significa “lançar luz sobre...”. A Bíblia ilumina o entendimento do homem e mediante a influência do Espírito Santo, o homem fica capacitado para compreender as verdades reveladas por Deus.
Neste processo, a Palavra de Deus se torna compreensível e fácil de aplicar na vida de cada crente (Salmos 119:130; Lucas 24:45; Efésios 1:18;
4. TEM UMA UNIDADE SURPREENDENTE:
A Bíblia contem 66 livros, foi escrita por quarenta pessoas diferentes, durante um período de mil e seiscentos anos, que apesar de não viverem na mesma época, de terem diferentes níveis sociais, coincidiram, entretanto, no tema central da Bíblia: A pessoa de Jesus Cristo. Isso nos ensina que apesar de diferentes escritores, há um só autor: O Espírito Santo.
5. FOI PRESERVADA NO TEMPO:
Embora o diabo e os homens terem tentado eliminar a Palavra escrita de Deus, todavia, Deus conservou a Bíblia intacta, porque Deus assim prometeu (Isaías 40:8). É o livro com o maior número de manuscritos originais que o respaldam (Mateus 24:35).
Houve um filósofo iluminista francês “Voltaire”, o qual viveu no século XVII, que tentou eliminar todas as Bíblias da cidade de Paris-França, mas no seu leito de morte declarou: "Eu, o que escreve, declaro que havendo sofrido um vômito de sangue faz quatro dias, na idade de oitenta e quatro anos e não havendo podido ir à igreja, o pároco de São Suplício quis de bom grado me enviar a M. Gautier, sacerdote. Eu me confessei com ele, se Deus me perdoava, morro na santa religião católica em que nasci esperando a misericórdia divina que se dignará a perdoar todas minhas faltas, e que se tenho escandalizado a Igreja, peço perdão a Deus e a ela. Assinado: Voltaire, 2 de março de 1778 na casa do marqués de Villete, na presença do senhor abade Mignot, meu sobrinho e do senhor marqués de Villevielle. Meu amigo." Na sua casa funciona atualmente a Sede da Sociedade Bíblica da França.
6. ÚNICA NO CUMPRIMENTO DE SUAS PROFECIAS:
As profecias registradas na Bíblia foram fielmente cumpridas e são um sinal da natureza sobrenatural da Palavra, já que nela Deus vê o futuro que o homem não pode ver.
O Antigo Testamento consta aproximadamente 2000 profecias específicas e detalhadas que foram se cumprindo (Isaias 55:11).
Algus exemplos de profecias cumpridas: Isaías 7:14 (760 anos a.C), cumpres-se em Mateus 1:18; Salmos 22:18 (1.000 anos a.C), cumpres-se em marcos 15:24.
A Bíblia já apresentava grandes descobertas: A terra redonda (Isaiais 40:22); no centro da terra há fogo (Jó 28:5); a terra está suspença no espaço (Jó 26:7); o invento do automóvel (Naum 2:3-4).
CONCLUSÃO:
Nós não devemos lê a Bíblia de qualquer forma. A Bíblia deve ser lida, estudada e aplicada em todo o nosso viver, porque é a luz para o nosso caminho e a bússola que nos guia até Deus.
APLICAÇÃO DO TEMA:
A Palavra de Deus deve ser lida, ouvida, ensinada, pregada, estudada, praticada por todos os que pretendem levar uma vida de comunhão com Deus, e de vitórias.
A Bíblia deve ser confessada, porque ela se torna real a cada instante em nossas vidas.
Passará os céus e a terra, mas a Palavra de Deus não passará.
INFORME FINAL:
Acompanhe este blog porque trará o resumo das próximas lições da ESCOLA MINISTERIAL.

Nenhum comentário: