quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PALESTRA: DEUS - O CRIADOR DO SAL.

PALESTRA: DEUS - O CRIADOR DO SAL

DEUS é o criador de todas as coisas. Ele criou o céu e a terra:
Gênesis 1: 1: No princípio criou Deus os céus e a terra.

DEUS também criou o SAL DA TERRA.
O boneco feito por Deus trazia da terra também o Sal. O Sal é parte integrante do corpo humano.

Mas o que é o SAL?
O sal, também conhecido de CLORETO DE SÓDIO, é uma substância química de cor branca, com gosto salgado, podendo ser em pedra, em grão, em pó ou em espuma. O sal é usada para deixar as coisas mais salgadas. Pode ser encontrado em abundância nos oceanos e nos pratos típicos mexicanos.

Uma curiosodade da história:
Na
Roma Antiga, o sal era usado como moeda. As pessoas pagavam as compras com sacos de sal. Mas após inventarem a moeda, o sal caiu em desuso. O nome salário veio desta troca do sal pelos serviços. Assim, quando um funcionário recebia seu salário salgado, ia logo mostrar para a mulher.

Para que DEUS criou o SAL?
DEUS criou o SAL para atender a pelo menos três finalidades:
A primeira: O SAL tem a finalidade de realçar o sabor dos alimentos. Os alimentos sem sabor, como o chuchu e o giló podem ser muito bem degustados se você acrescentar uma pitada de sal. Você já tentou experimentar ovos fritos sem sal? O sabor não é nada agradável.
A segunda: O SAL tem a finalidade de conservar os alimentos. As carnes e os peixes principalmente quando salgados são conservados por dias, até semanas. A carne de charque e o bacalhau são exemplos de alimentos conservados pelo sal.
A terceira: O SAL regula a quantidade de água no organismo. Quando uma pessoa está com desidratação é aconselhável dá a esta pessoa um copo de água com sal e açucar, justamente para que o corpo retenha a água eliminada pelas feses.
A ingestão de sódio abaixo de determinada quantidade, por períodos prolongados, causará alterações no funcionamento normal do organismo.
O organismo precisa do sal para manter o equilíbrio da água. Grande parte do nosso corpo é composto de água e a quantidade desta água é regulada por mecanismos fisiológicos que incluem a sua obtenção, por meio do mecanismo de sede e do comportamento de beber água, e sua excreção, pela eliminação de urina pelo rim.
Este sistema de controle está sendo, continuamente, ajustado com a finalidade de manter as melhores condições de volume de água e de concentração de sódio no meio interno. Além do balanço de água, o sódio é fundamental para a transmissão do impulso nervoso, mantendo a função dos nervos e do cérebro, e influenciando diretamente a contração e o relaxamento dos músculos.

O SAL também apresenta significa espiritual:
A pessoa que se nega a receber o SAL espiritual inevitavelmente se tornará doente.

I) O sal é cristalino ou transparente.
O crente tem que levar uma vida transparente perante o mundo, não ter nada a esconder, ser claro em tudo que ele fizer. O crente tem que ter responsabilidade nos negócios, no trabalho, na família.Nos negócios: temos que pagar nossas contas.No trabalho: ser exemplo para os demais funcionáriosNa Família: Efésios 5:25 - "Maridos, amai a vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela".Efésios 5:24 - " De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido".Efésios 6:1,2 - " Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo"" Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra". O cristão tem que levar uma vida em comunhão com Deus e deixar transparecer o poder do Espírito Santo sua vida.
II) O sal é branco.
Na Bíblia Sagrada o branco é sinônimo de santidade, é sinônimo de vida com Deus.O crente tem que ser Santo, separado.Nós vemos lá no livro de II Reis no capítulo 4 que Eliseu nas suas sucessivas viagens passava em frente da casa da sunamita, pois ela morava em Suném uma pequena cidade próxima ao monte Carmelo , e ela comentava com o seu marido: " Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus ".O crente tem que ser diferente e fazer a diferença neste mundo.Um outro exemplo que podemos tomar é a vida de Carlos Finey, conhecido como o apóstolo dos avivamentos.Nos diz a história que certa vez Finey entrou em uma firma e o poder do Espírito Santo estava sobre a vida dele, e os operários daquela empresa ao vê-lo, sentiam a culpa de seus pecados.Aonde nós estivermos as pessoas tem que saber que você e eu somos diferentes , porque o Espírito Santo de Deus está sobre as nossas vidas.
III) O sal preserva.
O crente preserva a Palavra de Deus em sua vida e procura manter a comunhão uns com os outros.
O crente tem que se preservar do mundo, do pecado , dos costumes impostos pelo mundo, o crente tem que se manter íntegro diante de Deus, não se curvar as situações, as idolatrias que esse mundo oferece.Os meios de comunicação tem sido um dos principais meios que Satanás tem usado para que o crente se contamine com o mundo.Nós vemos no livro do profeta Daniel no capítulo 1 e no versículo 8 que Daniel após ser levado cativo para a Babilônia ele " assentou " ou propôs no seu coração não se contaminar com os manjares do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Sabe porque Daniel não quis comer dos manjares do rei? Porque era costume dos babilônicos de antes de comer qualquer tipo de alimento , esses alimentos eram oferecidos aos deuses da Babilônia, e é por isso que Daniel se preservou daqueles alimentos.Meus irmãos, irmãs, jovens, adolescentes, crianças e obreiros, vamos nos preservar do pecado, da idolatria e fazermos a vontade de Deus.
IV) O sal da gosto.
O sal da gosto aos alimentos, um sabor agradável. Nós vemos hoje em dia muitas pessoas sem razão de viver, já perdeu o gosto pela vida estão desesperadas, já tentando achar a solução para as suas vidas, mas não conseguiram achar.Nós que somos o sal da terra temos a missão de dar sabor a essas vidas sermos agradáveis , lá no livro de Colossensses no capítulo 4 no versículo 6 - " A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibas como convém responder a cada um".

V) O sal é um símbolo de compromisso.
Os orientais tem por costume ratificar (validar aquilo que foi dito) as suas promessas por meio de presentes de sal.As ofertas oferecidas ao Senhor tinham que ser salgada com sal simbolizando o compromisso de Deus e o Seu povo.Como estão os nossos compromissos perante o nosso Deus? Será que o que Deus tem colocado em nossas mãos estamos fazendo com amor e com dedicação? Ou estamos fazendo de qualquer maneira? Será que estamos nos dedicando ao máximo, dando o melhor de nós ?VI) O sal insípido.Há muitos crentes que já não tem mais sabor perdeu o gosto pela vida, está sem ânimo, nunca se viu como nos dias de hoje um desânimo tão grande para realizar a obra de Deus, e por algum motivo ou outro caiu em descrédito perante a sociedade e não tem forças para se reerguer. Você quer voltar ao primeiro amor mais não consegue.Mas lá no livro de Isaías no cap.40 no versículo 30 e 31 nos diz: Os jovens se cansarão e se fadigarão, e os jovens certamente cairão.Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fadigarão.Isaías 41:10 - Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou o teu Deus; eu te esforço e te ajudo, e te sustento com a destra da minha mão.

Nenhum comentário: