sábado, 15 de novembro de 2008

RESUMOS DAS LIÇÕES DA ESCOLA MINISTERIAL

No mês de novembro de 2008 iniciou a ESCOLA MINISTERIAL da IGREJA CENTRAL DE AVIVAMENTO PLENO para os discípulos que concluíram a ESCOLA DE LÍDERES.
As LIÇÕES DOUTRINÁRIAS são ministradas pelo Pastor Almir Borges de Lima e os SEMINÁRIOS monitorados pela Pastora Sílvia da Silva Borges.
Temos a maior honra de publicar aos acompanhantes deste blog os RESUMOS das LIÇÕES DOUTRINÁRIAS e dos SEMINÁRIOS.

DOUTRINA – AULA 1: APROFUNDANDO-SE NO CAMINHO DE DEUS
Finalidade: Guiar o aluno a reconhecer a importância de aprofundar-se no conhecimento do caminho de Deus.
Texto de Ouro: Atos dos Apóstolos 18:24-28.
Desenvolvimento da Aula:
1. QUEM ERA APOLO?
Apolo era um judeu poderoso nas Escrituras (Atos 18:24). Nascido na Alexandria (Egito), a segunda maior cidade do Império Romano. Nesta cidade havia uma universidade e uma biblioteca considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. Em Alexandria foi concluída a tradução do Antigo Testamento na língua grega (Septuaginta), pois até então a Bíblia era escrita apenas na língua hebraica falada pelos judeus.
Apolo foi instruído no caminho do Senhor com base no que havia aprendido, e o que sabia ensinava fervorosamente aos outros, com grande eloqüência e persuasão.
Apolo, contudo, não havia se aprofundado na doutrina do Novo Testamento, pois conhecia até o batismo de João, ou seja, conhecia apenas a preparação do Caminho (Mt. 3:3), mas não conhecia o CAMINHO em si, ou seja, não conhecia a JESUS, porque JESUS é o CAMINHO (João 14:6).
Apolo é o tipo de crente que apresenta conhecimento limitado da Palavra de Deus, o qual não havia se aprofundado nas doutrinas bíblicas e em experiências com Deus.
2. QUEM ERAM ÁQUILA E PRISCILA?
Áquila e Priscila era um casal de judeus, provenientes de Roma, que foram expulsos pelo Imperador Romano Cláudio, por serem cristãos, que tinham como ofício a fabricação de tendas (Atos 18:1-3).
Áquila e Priscila, ao contrário de Apolo, possuíam um maior conhecimento do caminho do Senhor, pois tinham sido instruídos pelo Apóstolo Paulo.
Este casal representa o nosso mestre da Escola Ministerial, que nos ensinarão as profundidades da Palavra de Deus.
3. COMO ÁQUILA E PRISCILA AJUDARAM APOLO?
ÁQUILA E PRISCILA chamaram APOLO à parte e o corrigiram. Ajudaram-no a aperfeiçoar seu conhecimento da Palavra de Deus e motivaram-no a seguir adiante e lhe deram respaldo.
A ESCOLA MINISTERIAL tem a finalidade de ajudar o discípulo a amadurecer no conhecimento da palavra de Deus, para ensinar a outros o Caminho da salvação, com base em um conhecimento mais aprofundado.
4. QUE RESULTADO ÁQUILA E PRISCILA OBTIVERAM EM RELAÇÃO A APOLO?
APOLO ficou melhor capacitado para anunciar a Palavra de Deus. APOLO viajou da Cidade de Éfeso a Corinto (Região da Acaia) onde foi de grande proveito para os irmãos, que ouviram os ensinos do Caminho, tendo total segurança para demonstrar pelas Escrituras que JESUS era o MESSIAS.
APOLO, juntamente com PAULO e outros irmãos, viajaram por muitas cidades do Império Romano, anunciando a Palavra de Deus, ensinando as Escrituras e fundando comunidades de irmãos em Cristo Jesus.
CONCLUSÃO:
APOLO foi um bom aluno, por isso chegou a ser um bom mestre.
Os homens e mulheres de Deus devem esquadrinhar a Palavra de Deus para ensiná-las com excelência, para obter resultados satisfatórios.
APLICAÇÃO DO TEMA:
Os discípulos devem se esforçar para se aprofundar na Palavra de Deus, para que haja amadurecimento espiritual, a fim de ensinar a outros.
Recomenda-se memorizar Hebreus 6:1-2.
INFORME FINAL:
Acompanhe este blog porque trará o resumo das próximas lições da ESCOLA MINISTERIAL.

Nenhum comentário: