segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SEMINÁRIO – AULA UM: A FÉ QUE CONDUZ À CONQUISTA:

SEMINÁRIO – AULA UM: A FÉ QUE CONDUZ À CONQUISTA:
Professora: Pastora Sílvia da Silva Borges
Finalidade:
Guiar o aluno a conhecer e desenvolver as características da fé que conduz à conquista
Texto de Ouro: Carta aos Hebreus 11.
Desenvolvimento da Aula:
Introdução:
No capítulo 11 de Hebreus o escritor inspirado relata vários episódios de homens e mulheres de Deus que ousaram acreditar no Poder de Deus e conquistaram grandes vitórias que estavam além de suas limitações. O ponto comum entre eles era acreditar e obedecer a Palavra de Deus. Mediante a fé conquistaram reinos, alcançaram promessas, tiraram forças da debilidade, fizeram-se fortes em batalhas, quebrantaram a adversidade e permitiram que Deus operasse no sobrenatural.
Características:
1. A FÉ PROCEDE DA PALAVRA DE DEUS:
Na Carta de Paulo aos Romanos está escrito “Logo a fé é pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17)”. A pessoa que entra em contato com a Palavra de Deus desperta a sua fé, gerando a obediência. O patriarca Abraão ouviu a voz de Deus, que lhe prometeu um filho (ele estava com 75 anos de idade e sua esposa Sara era estéril). Abraão “em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse o pai de muitas nações, conforme o que fora dito por Deus: Assim será a tua descendência (Romanos 4:18)”.
No Estudo da Palavra de Deus podemos ouvir o Senhor falando ao nosso coração, onde passamos a experimentar a fé.
O líder deve está em permanente contato com a Palavra de Deus para que a fé lhe produza sonhos que o dirija para a conquista.
2. A FÉ PERMITE VISUALIZAR A CONQUISTA:
A fé do cristão deve ser tão intensa que lhe permita visualizar claramente os seus sonhos.
Deus impulsionou Abraão a olhar as estrelas do céu e a areia da praia, estabelecendo um modelo natural a seguir. (Gêneses 15:5-7).
A mulher que padecia há 14 anos com fluxo de sangue ouviu que Jesus entraria na cidade, então, sua fé foi ativada, e se conectou com o mundo espiritual de Deus, onde pôde visualizar o seu milagre (marcos 5:25-29). Deixou de olhar as circunstâncias e visualizou-se completamente curada, ao tocar o manto de Jesus.
Tudo aquilo que o líder conseguir ver nitidamente com os olhos da fé, se converterá em uma grande realidade em sua vida.
3. A FÉ DESENVOLVE-SE POR MEIO DA CONFISSÃO:
O Salmista declarou: “Cri, por isso falei! (Salmos 116:10)”, e o Apóstolo Paulo ratificou esta mesma declaração (2 Coríntios 4:13). A confissão é a forma natural para expressar a fé. A fé deve ser sentida e declarada.
Abraão certamente confessava as promessas de Deus, fortalecendo-se na fé, dando glória a Deus, porque estava plenamente convencido de que Deus era poderoso para cumprir tudo o que havia prometido (Romanos 4:20-21).
A mulher do fluxo de sangue confessou: “Se tão somente tocar-lhe as vestes, ficarei curado (Marcos 5:28)”.
Depois de receber a fé pela Palavra de Deus e se estabelecerem as imagens claras na mente e no coração, deve-se falar com tanta segurança, como se já as obtivessem.
As palavras confessadas têm o poder de traçar o caminho, seja para a vida seja para a morte.
4. A FÉ DEMANDA ATUAR COM OUSADIA:
A fé deve ser acompanhada de obediência à Palavra de Deus (Tiago 2:21-23). Nossa caminhada de fé nos faz subir a patamares ainda mais elevados, exigindo atitudes cada vez mais ousadas. Abraão subiu o monte Moriá para oferecer em sacrifício o filho da promessa, mas Deus vendo-lhe a fé, mandou o anjo para impedi-lo.
As ações da pessoa devem corresponder a sua fé. A mulher do fluxo de sangue teve que romper as multidões que comprimiam a Jesus de todos os lados, e ao tocar nas vestes do Mestre, veio a ser imediatamente curada (Marcos 5:27-29).
A fé que conduz à conquista é um processo que inclui o ouvir e receber a Palavra de Deus, crer nela, entrar na linguagem das visões e dos sonhos, fazer confissões de fé, esperar em Deus, e atuar ousadamente, com perseverança, até ver os resultados esperados tornassem reais.
APLICAÇÃO DO TEMA:
Os alunos da Escola Ministerial são desafiados a cultivar as características da fé que conduz à conquista.
INFORME FINAL:
Recomendamos aos alunos da Escola Ministerial a leitura dos seguintes livros: SONHA E GANHARÁS O MUNDO, de César Castellanos; e A CAMINHADA DA FÉ, de Edney Moçambite.
Aguarde o próximo comentário neste blog: DOUTRINA - AULA DOIS: A VERACIDADE DA BÍBLIA.

2 comentários:

Edney Moçambite disse...

Fico feliz por está servindo do inspiração para o seu trabalho meu amigo pastor Otávio, que Deus abençoe tanto a ti como a pastora Claúdia...
Seu Irmão em Cristo.
Pr.Edney Moçambite!

CCRMB - disse...

Meus sinseros agradecimentos ao Pastor Edney Moçambite pela sua motivação em nosso Ministério.